COP30 15/10/2025

Seguros na COP30: a estratégia do governo para preparar portos e aeroportos para a crise climática

Como o Brasil vai proteger suas infraestruturas mais importantes, como portos e aeroportos, de desastres como as enchentes históricas no Rio Grande do Sul? A resposta está na união entre regulação, contratos inteligentes e uma parceria público privada robusta. É o que explicam Vinícius Brandi, do Ministério da Fazenda, e Helena Venceslau, do Ministério de Portos e Aeroportos.

Eles são os convidados do novo episódio da série “Seguros na COP30”, apresentado pelo jornalista Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros. Os representantes do governo federal revelam as lições aprendidas com a crise no Sul do país, que expôs as vulnerabilidades dos atuais modelos de proteção e detalham as medidas que estão sendo tomadas para modernizar a forma como o Brasil protege seus ativos mais estratégicos.

Usando o aeroporto de Porto Alegre como um caso de estudo, o episódio mostra por que os contratos de seguro para grandes concessões precisam ser modernizados com urgência e como o setor segurador é peça-chave para garantir que o Brasil não apenas se recupere, mas se antecipe aos próximos desafios climáticos.

Confira abaixo a entrevista na íntegra

Compartilhar