Voltar ao topo

UN CC: LEARN abre curso online e gratuito de Introdução às finanças sustentáveis

Iniciativa do programa de aprendizagem das Nações Unidas tem 10 horas de duração e oferece certificado após a conclusão

02 de Fevereiro de 2022 - Sustentabilidade

O programa digital de aprendizagem das Nações Unidas (UN CC: Learn) abriu curso gratuito, em inglês, de introdução às finanças sustentáveis. Todo o material pode ser acessado online e é ideal para quem quer se aprofundar no tema da economia verde. O conteúdo ajuda a compreender o impacto e o papel de práticas financeiras no cumprimento do Acordo de Paris para a mudança climática, assim como sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No total, são 10 horas de duração com certificado mediante aprovação de 70% em 4 questionários. 

O curso, originalmente desenvolvido em 2018, foi adaptado para a realidade de 2021. Nos 4 módulos, que compõem as 10 horas de estudos, os conceitos básicos de finanças sustentáveis são abordados. É possível aprender, por exemplo, o escopo da atividade, sua contribuição no suporte às ações de desenvolvimento sustentável, principais atores e como as instituições financeiras podem tomar decisões responsáveis frente às questões de sustentabilidade. 

O conteúdo apresentado permite ainda um mergulho mais aprofundado em conceitos como:

  • Instrumentos de finanças sustentáveis;
  • Metodologias e frameworks para integrar a sustentabilidade nas decisões financeiras;
  • Iniciativas-chave globais em sustentabilidade;
  • Regulações afins.

Todos os tópicos são ilustrados com exemplos e estudos de caso de todo o mundo. 

Cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável – ou SDGs na sigla em inglês -, assim com o Acordo de Paris, demanda investimento de capital dos setores público e privado. Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas para Iniciativas Financeiras (UNEP FI) o valor necessário está na casa de US$ 5 a 7 trilhões anuais. Incluindo nesse montante os investimentos em infraestrutura, energia limpa, saneamento básico, abastecimento e agricultura. 

A ONU considera que o setor financeiro está cada vez mais preparado para responder a este desafio. Exemplo disso, é que em novembro de 2021 havia cerca de 4 mil signatários dos Princípios pelo Investimento Responsável. Esse interesse crescente também é acompanhado pelo esforço em educação sobre o tema. É neste contexto que a parceria de aprendizagem ONE UN se insere, buscando entender, adaptar e construir a necessária resiliência às mudanças climáticas. 

Inscreva-se no curso “Introduction to Sustainable Finance”, acessando o site do UN CC: Learn:  https://unccelearn.org/course/view.php?id=139&page=overview

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público