- Início
- Notícias institucionais
- Seguros na COP30: qual o papel do Congresso na agenda climática do Brasil? Com Fernando Monteiro

Evento • 31/10/2025
Seguros na COP30: qual o papel do Congresso na agenda climática do Brasil? Com Fernando Monteiro
A websérie com 10 episódios, conduzidos pelo jornalista Vagner Ricardo, trata sobre resiliência e mudanças climáticas
O nono episódio da série especial “Seguros na COP30” vai ao ar nesta quinta-feira (30), às 13h, dentro do canal SeguroPod. No programa, o deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) defende que a solução não está apenas em novas leis, mas em uma “modernização da técnica legislativa” para criar regras que sejam, de fato, aplicáveis.
Ele argumenta que muitos dos desafios atuais, como enchentes e deslizamentos, são o resultado de décadas de falhas em planejamento urbano e saneamento básico. E que o Brasil está lidando com “coisas não feitas no passado”.
O deputado detalha como o seguro pode ser uma ferramenta estratégica, funcionando como um “acessório social” que protege tanto o cidadão quanto o orçamento público, garantindo recursos rápidos em catástrofes e mitigando riscos.
Apresentado pelo jornalista Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros, o programa será transmitido no Spotify e no YouTube da CNseg. O último episódio está marcado para a próxima quintas-feiras, 6 de novembro, às 13h, e conta com a participação de Claudia Prates, diretora de Sustentabilidade da CNseg, e Gustavo Brum, superintendente-executivo da CNseg.
Confira abaixo a entrevista na íntegra
COP30
CNseg e ABDIB debatem integração entre seguros e infraestrutura na era da transição climática
Evento
Smart Cities traz setor segurador para debater sustentabilidade, infraestrutura e inovação nas cidades
Evento
CNseg e o Instituto Clima e Sociedade (iCS) debatem o papel do setor de seguros no enfrentamento dos desafios climáticos durante a COP30
Compartilhar



