Pela terceira vez na história da Federação Interamericana das Empresas de Seguros (Fides), a cidade do Rio de Janeiro é escolhida como sede da próxima edição de sua Conferência Hemisférica. A 38ª edição - a Fides Rio 2023 - ocorrerá em setembro próximo (de 24 a 26) e reunirá um total de 20 delegações de seguradores e resseguradores da América Latina, dos Estados Unidos e da Espanha.
Desde 1946, a Fides promove o encontro bienal, convertendo-se na principal plataforma de conteúdo e de relacionamento da indústria de seguros nas Américas e Península Ibérica. O Rio promoveu outras duas edições: em 1954, aconteceu em território carioca a 5ª edição e, em 1979, quando realizou-se a 17ª.
O primeiro encontro da Fides ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos. Desde então, a Fides chama para si a missão de promover o desenvolvimento do seguro e do resseguro, ao destacar os grandes benefícios que o setor traz para as economias e pessoas dos vinte países membros representados.
Realizada a cada dois anos - mas adiada em virtude da pandemia, de 2021 para o próximo ano - a Conferência Hemisférica é apontada como um dos principais eventos do mercado global de seguros, promovendo debates sobre temas sensíveis e estratégicos para o futuro da atividade.