Voltar ao topo

Projeto capacita egressos do sistema prisional e familiares para empreenderem na gastronomia

15 de Junho de 2021 - Instituto Ação Pela Paz

IAP-06-01.jpg
Participantes do projeto Recitas Para Vida

O setor de bares e restaurantes é um mercado muito promissor, tendo faturado R$ 176 bilhões em 2018, o que representando 2,7% do PIB nacional. E, mesmo com  a crise, gerada pelo fechamento de vários estabelecimentos por conta da pandemia de Covid-19, ele se monstra também com forte capacidade de transformação, como prova a ascensão do delivery por aplicativos que, somente na cidade de São Paulo, subiram 44,5% somente no último mês de abril.

Esse universo encanta os participantes do projeto “Receitas Para Vida”, ministrado pela ONG Mensageiros da Esperança com contribuição do Instituto Ação Pela Paz e apoio da CNseg. Ao longo dos meses de janeiro e março deste ano, 19 pessoas iniciaram – sendo 12 egressas do sistema prisional e 7 familiares – passaram por um programa de capacitação multidisciplinar que formou 13 alunos.

Os beneficiários tiveram aulas de gastronomia com a Chef Daniela Romão, aprendendo, entre outras coisas, técnicas sustentáveis com o reaproveitamento de alimentos. Paralelo a isso, os integrantes também estudaram empreendedorismo, focando em recursos que os possibilitem a obter geração de renda por meio da imersão no mundo da culinária.

Os participantes também integraram um grupo de apoio psicológico e de constelação familiar. Em encontros semanais, eles tiveram a oportunidade de explorar aspectos interiores, como autoestima e o autoconhecimento.

Lorraine Machado, psicóloga responsável pelo suporte dado à turma durante os encontros, frisa a importância dos envolvidos acreditarem no programa. “Foi muito impactante o fato deles confiarem no projeto e em nós, como profissionais, para poderem se abrir, falar de seus contextos, de suas dores e perspectivas de futuro, que a gente também pode construir isso junto. Sinto que eles saíram daqui muito melhores do que eles entraram”, diz a médica.

Fora o aprendizado, seis grupos foram contemplados com um aporte de R$ 1.000,00 para aplicarem em seus próprios negócios. Para obter o investimento, os formandos cumpriram todas as etapas do programa, elaborando um trabalho de conclusão de curso.

Veronica Machado, coordenadora e professora de empreendedorismo do projeto, conta como é visível a mudança no relato dos formandos. “Eu, como professora de empreendedorismo que impulsiona os microempreendedores, vejo que eles terem este investimento financeiro para iniciarem seus negócios é a coisa mais extraordinária que tivemos na ONG Mensageiros da Esperança. E eu sou muito grata por tudo isso”, destaca a organizadora.

Para criar o TCC, a turma se dividiu em 11 equipes. Todos passaram por uma rodada de perguntas e submeteram vídeos de seus projetos a uma banca virtual, no qual quatro jurados avaliaram também as receitas e os aspectos finais dos pratos criados. Os menus elaborados fizeram parte de uma degustação com outros dois avaliadores, sendo um deles com gabarito técnico.

Veronica lembra ainda que muitos alunos estavam em depressão, desacreditados de si e sem nenhuma perspectiva. “Hoje a gente finaliza o projeto com falas extraordinárias dos aprendizados que eles conseguiram, das mudanças que eu percebi na vida deles e do empenho. E, para mim, a parte mais importante foi a transformação real, de eu perceber que esses meses fizeram da vida deles uma motivação para seguirem suas vidas”, ressalta a professora.

Mariza de Souza Lira, egressa do sistema prisional e uma das participantes do projeto que recebeu o apoio semente para abrir a “MM Hamburgueria Artesanal”, junto com seu companheiro Marcelo Eugenio, fala de como o “Receitas Para Vida” a ajudou a seguir com seu sonho de empreender. “Eu já fazia algumas coisas em casa, mas não prosseguia e o que eu aprendi aqui me ensinou muito, mostrou que eu tenho que ir além cada vez mais e estou firme. Vou empreender na minha hamburgueria artesanal e seguir em frente!”.

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público