Voltar ao topo

Inovação e uso de novas tecnologias no mercado de seguros é tema de apresentação da CNseg no CRSNSP

14 de Novembro de 2022 - Eventos

20221110_095011.jpg
O presidente da Comissão de Inteligência de Mercado da CNseg (CIM), Gilberto Garcia, com o microfone na mão, apresenta os estudos da CIM

O presidente da Comissão de Inteligência de Mercado da CNseg (CIM), Gilberto Garcia, participou na última quinta-feira, dia 10, da reunião de novembro do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Aberta e Capitalização (CRSNSP). 

Na ocasião, Gilberto apresentou os estudos que vêm sendo elaborados pela CIM desde 2017, com o objetivo de criar insumos para as seguradoras associadas sobre análises estratégicas, tendências e inovações no mercado segurador. 

Sobre o estudo a respeito das novas gerações  (Z, Y e Alpha), de 2017, Gilberto afirmou que o objetivo era identificar as suas principais características e comportamentos. Em comum, disse ele, as três gerações compartilham o interesse por saúde, família e dinheiro. 

Já o estudo sobre o público sênior, de 2019 e 2020, visava identificar as oportunidades de oferta de produtos de seguro para esse público com mais de 60 anos, que já são 35 milhões de pessoas no Brasil. “Na ocasião da pesquisa, 70% das seguradoras ainda não tinham uma comunicação específica para esse público”, explicou o presidente da CIM. 

O estudo sobre experiência do cliente, de 2017, buscou identificar como a tecnologia pode ser usada para reforçar a conexão das seguradoras com seus clientes e parceiros, enquanto o estudo sobre o ambiente digital, de 2018, pretendeu propor sugestões para que as seguradoras possam prover melhores serviços pelo meio digital. 

O estudo sobre covid, de 2020, por sua vez, avaliou como a pandemia poderia impactar o comportamento dos consumidores de seguro e o papel dos corretores nesse processo, e mostrou que as seguradoras já estavam preparadas para a transformação digital impulsionada pela pandemia.

 O estudo sobre analytics, também de 2020, buscou mensurar a eficiência dos processos digitais das seguradoras, enquanto o estudo sobre insurtechs, de 2021, foi motivado pelas iniciativas da Susep relacionadas ao sandbox, ao open insurance e à simplificação das regras para criação de novos produtos.

Gilberto Garcia também falou sobre as atuais tendências e oportunidades para o setor, com destaque para os produtos para o público sênior e para as pequenas e médias empresas (PME). Ele também falou do esforço do setor na busca por uma comunicação mais acessível , com menos termos técnicos, e do fomentos à cultura do seguro, além de citar a campanha da CNseg “Seguro pra tudo e pra todos”, atualmente no ar. 

No fim de sua apresentação, o presidente da CIM elogiou o trabalho da SUSEP, que tem “fomentado de forma excepcional o processo de inovação nas seguradoras, colaborando para que o mercado alcance um novo patamar”. 

Confira abaixo o depoimento de Gilberto Garcia sobre a reunião do CRSNSP

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público