Voltar ao topo

Governo Federal edita decreto que incentiva financiamento de projetos de infraestrutura com benefícios ambientais e sociais

Leia esta e outras notícias no Boletim CNseg Sustentabilidade em Seguros

09 de Junho de 2020 - Sustentabilidade

BolSustSegInt.jpg

Este é o boletim informativo sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

9/06/2020 - 54ª Edição

Boa leitura!

Sustentabilidade falsa: o que é e como identificar o greenwashing Mais do que simplesmente escapar de propaganda enganosa, os consumidores já começam a direcionar as compras e o relacionamento com marcas que de fato fazem o que pregam em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social. Esse aspecto se tornou um diferencial na hora da decisão de compra e, mesmo que a maioria das pessoas ainda não esteja inclinada a usar esse critério, a tendência é que nos próximos anos não haja mais espaço para organizações afastadas de padrões e ações sustentáveis. (Gazeta do Povo)

Decreto nº 10.387/20 - Governo Federal edita decreto que incentiva financiamento de projetos de infraestrutura com benefícios ambientais e sociais Em 05 de junho de 2020, o Governo Federal editou o Decreto nº 10.387 (“Decreto nº 10.387”), que dispõe sobre o incentivo ao financiamento de projetos de infraestrutura, desenvolvimento econômico e pesquisa, que tenham como destinação dos recursos projetos benéficos à sociedade e ao meio ambiente.  O novo normativo alterou o Decreto nº 8.874, de 11 de outubro de 2016, para incluir como projetos que podem ser declarados como prioritários para fins de emissão de debêntures incentivadas no âmbito da Lei nº 12.431, de 24 de junho de 2011 (“Lei nº 12.431/11”), projetos que importem em impactos ambientais e/ou sociais relevantes. (TauilChequer)

COVID-19: Fides alerta sobre riscos de medidas negativas nos países ibero-americanos Em novo comunicado da Federación Interamericana de Empresas de Seguros (Fides) sobre a Covid-19, a entidade que representa o setor de seguros ibero-americano identifica ações nos mercados regionais que alteram os contratos de seguros e afetam a solvência e estabilidade das seguradoras, colocando, inclusive, sua sustentabilidade em sério risco.

Insurtech Lemonade inicia processo para IPO A Lemonade, que começou em Nova York no final de 2016, faz parte de um número crescente de jovens empresas que buscam agitar o setor de seguros através de um melhor uso da tecnologia. (Reuters – em inglês).

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou uma nota sobre como o seguro de lucros cessantes contra riscos de pandemia poderia ser fornecido com o apoio de governos. Algumas empresas têm programas cobertura de interrupção de negócios que possivelmente responderia a esses tipos de perdas - expondo a existência de uma importante lacuna de proteção para algumas perdas de interrupção de negócios relacionadas à pandemia. (Site OCDE)

Pandemia enseja clamor por seguro para cobertura de catástrofe na UE Torna-se necessária uma estrutura na União Europeia para fornecer cobertura de seguro para catástrofes como pandemias e grandes ataques cibernéticos, disse na terça-feira a Federação de Gerenciamento de Risco Europeu (FERMA). (Reuters – em inglês)

Mantendo os riscos das mudanças climáticas em foco durante a COVID-19 O ??Relatório Global de Riscos 2020, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (2020) no início deste ano, destacou que, pela primeira vez nos 15 anos de história da relatório anual de riscos, as preocupações ambientais foram responsáveis ??por todos os principais… (Insurance Business Magazine – em Inglês)

Organismo de seguro de vida publica o Guia para Iniciantes sobre Mudanças Climáticas A Associação de Seguros de Vida do Japão (LIAJ) endossou as recomendações da Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Risco Climático. (Asia Insurance Review – em Inglês)

Por que “este” é o momento para “Inovação Aberta” Em uma crise, a inovação aberta pode ajudar as organizações a encontrar novas maneiras de resolver problemas prementes e, ao mesmo tempo, construir uma reputação positiva. (Harvard Business Review – em inglês)

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público