Voltar ao topo

A importância do posicionamento das marcas no âmbito social

Leia esta e outras notícias no Boletim CNseg Sustentabilidade em Seguros

13 de Agosto de 2020 - Publicações

BolSustSegInt.jpg

 

12/08/2020 – 61ª edição

 

Este é o boletim informativo sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

Confira também a Conjuntura CNseg nº24, uma análise mensal do estado dos segmentos de Seguros com o objetivo de examinar aspectos econômicos, políticos e sociais que podem exercer influência sobre o Mercado Segurador brasileiro.

Boa leitura!

1. Inflação, setor segurador, consumo e investimento em debate no 2º WebTec CEM CNseg, nesta quinta-feira - A inflação brasileira persistentemente baixa e os juros em patamares mínimos históricos têm forte influência sobre as decisões de consumo e investimento. E para debater a questão de maneira didática e prática, tanto da perspectiva institucional quanto do público em geral, a Confederação das Seguradoras realiza nesta quinta-feira, 13 de agosto, o segundo WebTec do Comitê de Estudos de Mercado (CEM) da CNseg, tendo como tema: “Inflação, Consumo, Investimento e o Setor Segurador” (CNseg).

2. Sustentabilidade no Setor de Seguros - Confira o artigo da Fátima Lima, Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg, Diretora de Sustentabilidade da MAPFRE no Brasil e Membro do Board Internacional do PSI, publicado no portal da CNseg (CNseg).

3. Live da Reptrek sobre gestão ASG e sua relação com o Capital Reputacional: 26/08 às 11h - Sob a perspectiva da Reputação Corporativa, podemos observar o impacto reputacional das percepções dos stakeholders a respeito das práticas relacionadas a ESG. Enquanto o dia da live não chega, vocês podem ler mais sobre esse tema no novo blog post.

4. G20 debate ações de recuperação social e ambiental, entre outras, em contexto de uma recuperação global mais forte - Os coordenadores nacionais do G20 fizeram uma reunião virtual extraordinária para debater melhores sistemas de saúde e proteção social, respostas de emergência para países menos desenvolvidos e esforços para proteger o meio ambiente em contexto de uma recuperação global mais forte – Notícia disponível apenas em inglês.

5. Organizações internacionais públicas e privadas se unem para combater a perda de diversidade no Planeta e seus impactos financeiros - Preocupados com os riscos financeiros que a perda de biodiversidade e a degradação ambiental podem causar, organizações internacionais do sistema ONU (como o PNUD e a UNEP-FI), o Fórum Econômico Mundial, a OCDE e organizações da sociedade civil (WWF e Global Canopy), com apoio financeiro do governo do Reino Unido, se reuniram no primeiro semestre de 2020 para lançar a Força-Tarefa para Divulgação de Informações relativas à Biodiversidade e Capital Natural no Mercado Financeiro (Taskforce for Nature-related Financial Disclosure - TNFD, em inglês) (CNseg).

6. Entenda a importância do posicionamento das marcas no âmbito social - A nova geração, dos próximos consumidores em alta escala, é mais inclusiva e demanda das marcas o discurso de inclusão (Consumidor Moderno).

7. Seguros Unimed ingressa no Pacto Global da ONU - A adesão ao Pacto Global está alinhada à estratégia de futuro sustentável da Companhia. Os objetivos são claros para expandir a sua geração de valor junto à sociedade, por meio de ações focadas em promoção da saúde, proteção financeira, diversidade, responsabilidade socioambiental, ética e integridade, incentivo à cultura, entre outras (Revista Seguro Total).

8. Em meio à pandemia, IPOs já movimentam R$ 25 bi e ano pode ser de recorde - Entre as estreantes na B3 durante a quarentena estão Estapar, Aura Minerals, Ambipar, Grupo Soma, d1000 e Quero-Quero. No começo do ano haviam entrado na Bolsa Mitre Realty, Moura Dubeux, Locaweb e Priner, compondo assim já dez estreias de empresas na B3 em 2020 (O Estadão – CNseg em Pauta).

9. Dados irregulares dificultam a avaliação de riscos climáticos nas finanças - Comparar como bancos e seguradoras de diferentes países lidam com as mudanças climáticas está sendo dificultado pela falta de dados consistentes, disse o Conselho de Estabilidade Financeira (Reuters – Notícia disponível somente em inglês).

10. Conselho de Estabilidade Financeira publica avaliação das experiências das autoridades financeiras na inclusão de riscos relacionados ao clima no monitoramento da estabilidade financeira - A avaliação baseia-se em informações fornecidas por autoridades nacionais membros do FSB, organismos internacionais e um workshop com o setor privado (Financial Stability Board – Notícia disponível somente em inglês).

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público