Voltar ao topo

Risco cibernético, coronavírus e cobertura de seguro

Leia este e outros artigos e notícias no Boletim GFIA

31 de Março de 2020 - GFIA

Boletim de Monitoramento | 17 de março de 2020

A empresa de consultoria internacional Willis Towers Watson publicou o artigo “Risco cibernético, coronavírus e cobertura de seguro” abordando o impacto econômico do COVID-19 no setor segurador, tanto devido ao aumento da sinistralidade, quanto pela vulnerabilidade a cibercriminosos, que se aproveitam do medo da doença para potencializar seus ataques. A esse respeito, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que, “todo o mundo científico está debatendo sobre a melhor forma de mitigar o impacto econômico e os problemas sociais que o confinamento, por prazo indeterminado, tem gerado. No Brasil, o setor segurador reforçará as suas políticas e instrumentos de proteção de dados neste momento em que, para proteger a saúde e bem-estar de seus colaboradores, adotaram o regime de home-office, com todo acesso remoto a informações importantes.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativa criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 18 de março, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) divulgou seu relatório  Global Market Market de 2019, que examina o desempenho dos setores de (re) seguros globais, os riscos que enfrenta e as perspectivas dos supervisores.
  • Em 19 de março, a IAIS publicou um artigo sobre o uso de ferramentas de análise de big data em seguros.
  • Em 19 de março, Willis Towers Watson publicou um artigo sobre o impacto econômico do COVID-19, que examina sua possível duração e impacto.
  • Em 12 de março, Willis Re publicou um artigo sobre seguro cibernético e riscos potenciais da COVID-19.
  • Em 20 de março, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) publicou um comunicado de imprensa sobre como começou a dialogar com o setor financeiro para fortalecer a economia em resposta ao COVID-19.
  • Em 13 de março, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um artigo em seu blog sobre estabilidade monetária e financeira durante o surto de coronavírus.
  • Em 16 de março, o FMI publicou em seu blog recomendações de políticas para uma economia global saudável em resposta ao coronavírus.
  • Em 16 de março, a Willis Re divulgou um vídeo sobre sua análise das atividades de insurtech no quarto trimestre de 2019.

Recortes de Imprensa

Coronavirus

Por que surtos como o coronavírus se espalharam exponencialmente e como "achatar a curva" (The Washington Post) Após o primeiro caso da COVID-19 ter sido anunciado nos Estados Unidos, relatos de outras infecções passaram a surgir lentamente. Dois meses depois, esse fio se transformou em um constante...

Seguradoras britânicas param de oferecer seguro de viagem a novos clientes (Reuters) As seguradoras britânicas Admiral, Aviva e Direct Line não estão mais oferecendo seguro de viagem a novos clientes, disseram em seus sites na sexta-feira…

AXA confirma posição sobre cobertura de interrupção de negócios de coronavírus (idade do seguro) O provedor não cobre o COVID-19, a menos que seja nomeado especificamente nos termos, pois outras seguradoras, incluindo RSA, Allianz, NIG e Ageas, respondem à crise...

Planejamento proativo necessário, pois o COVID-19 interrompe as cadeias de suprimentos globais (Asia Insurance Review) Enquanto o resto do mundo está tentando conter o surto de coronavírus, a China parece ter controlado as coisas - através de medidas estritas e mandatos do governo…

Estados Unidos, seguradoras correm para facilitar restrições ao acesso a testes de coronavírus, assistência médica (Reuters) As seguradoras de saúde dos EUA abriram voluntariamente algumas restrições relacionadas a testes de coronavírus na quinta-feira, quando os reguladores de seguros dos estados correram para emitir ordens de emergência amplas, removendo mais barreiras de custos que impedem indivíduos infectados com seguro a partir de…

Empresas italianas correm para fornecer fundos para emergência contra vírus (Reuters) A maior seguradora da Itália, Generali, juntou-se sexta-feira a um número crescente de empresas que se apressaram em fornecer fundos para hospitais e organizações sem fins lucrativos para combater a crise do coronavírus…

Tecnologia

A resposta de trabalho em casa do coronavírus pode expandir o risco cibernético (Insurance Journal) Ainda que empregadores dos EUA estejam pedindo que os funcionários trabalhem em casa para evitar a exposição ao coronavírus, eles podem estar se expondo a outro tipo de risco: ataques cibernéticos…

As diretrizes de segurança e governança de TIC da EIOPA devem ser baseadas em princípios, alinhadas com iniciativas mais amplas de serviços financeiros da UE (Market  Screener) Insurance Europe publicou sua resposta a uma consulta da Autoridade Europeia para Seguros e Pensões de Trabalho (EIOPA) sobre seus projetos de diretrizes sobre segurança de TIC e governança…

Eclesiástico emite aviso sobre crimes cibernéticos (Insurance Business Magazine) “Muito complacente”, é como a seguradora especialista Ecclesiastical descreve instituições de caridade quando se trata de risco de crimes cibernéticos…

Macroeconomia e Resseguro

A economia da China desliza com o vírus paralisando fábricas, famílias (Reuters) A produção industrial da China caiu no ritmo mais acentuado em 30 anos nos primeiros dois meses do ano, com o rápido crescimento do coronavírus e medidas estritas de contenção que interromperam gravemente a segunda maior economia do mundo ...

Painel do IRDAI recomenda regras operacionais mais fáceis para resseguradores estrangeiros (Asia Insurance Review) Um comitê do IRDAI propôs implementar uma série de medidas destinadas a facilitar as operações de resseguradores estrangeiros, agências de resseguro estrangeiras (FRB) e Lloyd's India.

Outros

O encanamento por trás dos mercados financeiros mundiais está rangendo. Em voz alta. (Reuters) O pânico do coronavírus está abalando as bolsas de valores, com quedas acentuadas nos principais índices que chamam a atenção do público ...

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS