Voltar ao topo

Obrigar seguradoras a indenizarem pela interrupção de atividades devido à pandemia é uma ameaça à integridade do setor segurador

Leia este e outros artigos e notícias no Boletim GFIA

17 de Abril de 2020 - GFIA

 

Boletim de Monitoramento | 7 de abril de 2020

O site Reinsurance News publicou artigo alertando que proposta de lei que obriga as seguradoras a darem cobertura a indenização pela interrupção de atividades  devido à pandemia de COVID-19 é uma ameaça à integridade do setor segurador. A esse respeito, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, comentou que “infelizmente, propostas legislativas como essa figuram em alguns países. E em todo o mundo, os órgãos reguladores e as entidades de representação das seguradoras são unânimes em temer que a cobertura de riscos não previstos na precificação dos produtos pode ameaçar a solvência setorial.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativa criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 31 de março, o conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou uma estrutura de trabalho para a nova rodada de empréstimos bilaterais. A estratégia faz parte de um pacote mais amplo de recursos do FMI e reforma da governança que ajudará o FMI a manter a capacidade de empréstimo de US$ 1 trilhão.
  • Em 31 de março, os ministros das Finanças do G20 e os representantes dos bancos centrais dos países se reuniram virtualmente para coordenar seus esforços em resposta à pandemia do COVID-19. Os participantes desenvolveram um roteiro para implementar os compromissos assumidos na reunião de 26 de março.
  • Em 1 de abril, o FMI publicou um post sobre medidas de política econômica relacionadas à pandemia do COVID-19.
  • Em 1 de abril, o presidente da Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI) emitiu uma declaração sobre COVID-19 e medidas para combater o financiamento ilícito.
  • Em 1 de abril, Willis Towers Watson publicou um artigo sobre como medir possíveis impactos do COVID-19 nas condições econômicas, comerciais e financeiras do mercado em 2020/21.
  • Em 1 de abril, Willis Towers Watson publicou um relatório sobre as renovações de resseguros em abril, evidenciando como as resseguradoras estão gerenciando os desafios relacionados ao COVID-19.
  • Em 2 de abril, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) publicou uma notícia sobre como seus membros continuam empenhados para apoiar os mercados e manter as provisões de crédito para famílias e empresas durante COVID19.
  • Em 6 de abril, o FMI publicou um post sobre o impacto econômico do COVID-19, incluindo cinco gráficos que abrangem: vírus, empregos, respostas, manufatura e atividade econômica.

Recortes de Imprensa

GFIA na mídia

Seguradoras manifestam preocupação sobre a exigência de pagamento por perdas não cobertas em casos de pandemia (The New York Times) Na segunda-feira, a GFIA alertou os governos do mundo sobre o perigo de forçar as seguradoras a pagarem indenizações devido ao coronavírus, mesmo quando as perdas pandêmicas não foram incluídas nas apólices existentes…

Coronavírus

A “dupla legislação” em casos de “COVID-19” é uma “ameaça existencial” para as seguradoras (Reinsurance News) Proposta de legislação que obriga as seguradoras a cobrirem perdas por interrupção de negócios, em tempos da pandemia de COVID19, é uma ameaça existencial para o setor de seguros – alerta comerciante focado em resseguros do grupo bancário Stonybrook Capital…

Unidade de resposta à crise do COVID-19 será facilitadora para os planos de continuidade de negócios para as empresas (Asia Insurance Review) Para ajudar as empresas com presença na Austrália a lidarem com os impactos da pandemia, risco e reputação, a consultoria First Light Consulting projetou e lançou uma unidade dedicada de resposta a crises …

Na China, o tempo “pós COVID-19” está começando - mas o medo permanece (Euractiv) Por semanas, a China quase não registrou novos casos de infecções por coronavírus. A economia está mostrando sinais de recuperação, mas o medo de uma "segunda onda" permanece ...

Distanciamento e rastreamento social através de um aplicativo móvel de seguro (Asia Insurance Review) Bajaj Allianz General Insurance (BAGIC) introduziu um 'trackback social' em seu aplicativo 'Caringly Yours', onde os indivíduos podem manter um diário digital de suas

interações durante o dia…

Os serviços financeiros europeus manterão o suporte a clientes, funcionários e Economia da UE dentro dos limites dos governos durante a pandemia de COVID-19 (Market Screener) Serviços financeiros europeus manterão o suporte a clientes, funcionários e economia da UE dentro dos limites dos governos durante a pandemia de COVID-19…

COVID-19: Imperativo moral para o setor de seguros (Insurance Thought Liderança) Existe um imperativo moral para a indústria fazer tudo o que pode, mesmo que signifique flexibilizar algumas regras e renunciar a alguma receita no curto prazo…

Seguradoras se preocupam com lideranças de empresas que enfrentam acusações relacionadas ao coronavírus (Reuters) Seguradores estão cada vez mais preocupados com acionistas, funcionários ou clientes que vêm tecendo acusações relacionadas ao coronavírus contra executivos da empresa e estão considerando excluir o vírus de políticas que protegem as lideranças, dizem fontes do setor ...

Seguradoras irão ajudar os clientes a enfrentar a crise do COVID-19 (Asia Insurance Review) Associação Geral de Seguros de Cingapura (GIA) e Associação de Seguros de Vida Cingapura (LIA) anunciaram novas medidas para apoiar os clientes locais durante a pandemia de COVID-19…

Macroeconomia e Resseguro

O IRDAI torna os procedimentos mais  convenientes para os segurados (Asia Insurance Review) A Autoridade Reguladora e de Desenvolvimento da Índia (IRDAI) emitiu instruções detalhadas

para as seguradoras indianas enfrentarem os desafios emergentes do desenvolvimento do COVID-19 pandemia…

As resseguradoras estão bem organizadas para gerenciar a interrupção do COVID-19, diz Willis Re (Asia Insurance Review) Embora o COVID-19 tenha perturbado drasticamente os mercados financeiros, resseguradoras adotaram uma abordagem comedida para as renovações de abril - que tiveram aumentos significativos nas contas afetadas por perdas e aumentos mais modestos nos negócios sem perdas ...

A Swiss Re espera que os impactos do COVID-19 sejam "absolutamente gerenciáveis" (Reinsurance News) Executivos da gigante suíça de resseguros Swiss Re disseram que, neste momento, os impactos da crise atual em torno da pandemia de COVID-19 na empresa são vistos como "sendo absolutamente manejável" ....

Outros

Fusões e aquisições globais diminuem à medida que o coronavírus atinge as economias do mundo (Reuters) A atividade de fusões e aquisições caiu 28% no primeiro trimestre para o nível mais baixo desde 2016, quando os efeitos econômicos devastadores da pandemia de coronavírus se instalaram Março, compondo um começo lento de ano para os negociadores…

ONU atrasa negociações sobre clima global em meio à crise do coronavírus (Politico) As negociações da COP26 de novembro em Glasgow serão adiadas…

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS