Voltar ao topo

Mais de 80% das pessoas afetadas por desastres naturais vivem nos países em desenvolvimento da Ásia

Leia esta e outras notícias no Boletim GFIA

11 de Julho de 2019 - GFIA

 

Boletim de Monitoramento | 02 de Julho de 2019

O site Asia Insurance Review publicou matéria informando que mais de 80% das pessoas afetadas por desastres naturais vivem nos países em desenvolvimento da Ásia. Segundo o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, “a carência de proteção securitária, seja por razões de desconhecimento, renda, educação, confiança, ausência de oferta ou qualquer outro motivo, expõe as populações de todos os países a riscos, principalmente os que envolvem catástrofes naturais, provocadas pelas mudanças climáticas. Portanto, o setor de seguros deve atuar soluções assertivas que promovam maior conhecimento e acessibilidade dos seguros.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 25 de junho, o Financial Stability Board (FSB) publicou uma carta de seu presidente, Randal K. Quarles, à cúpula dos líderes do Grupo dos 20 (G20) em Osaka, nos dias 28 e 29 de junho.
  • No dia 26 de junho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou em seu blog um artigo sobre como se preparar para desastres relacionados às mudanças climáticas.
  • No dia 27 de junho, o Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) publicou seu relatório para a cúpula dos líderes do G20.
  • Em 27 de junho, o FMI publicou em seu blog um artigo e um documento sobre fintechs.
  • No dia 28 de junho, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) publicou o relatório de suas atividades em 2018 e um roteiro de seus principais projetos para 2019.
  • Em 28 de junho, o FMI publicou um podcast com Ian Parry, o principal especialista em política fiscal ambiental do departamento de assuntos fiscais do FMI, sobre por que um imposto sobre carbono faz sentido.
  • Em 28 de junho, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou seu relatório fiscal para os líderes do G20.
  • No dia 29 de junho, o G20 publicou a declaração resultante da reunião da cúpula dos líderes de Osaka.
  • Em 29 de junho, o FMI publicou uma declaração de sua diretora, Christine Lagarde, que entregou na cúpula do G20 em Osaka, na qual ela pede por uma cooperação internacional mais forte.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

Carros elétricos e IA irão inaugurar uma nova era de seguro automotivo (Asia Insurance Review) A introdução de carros elétricos será a maior mudança para a indústria automobilística em um futuro próximo, disse o CEO da Ventures One Asia, Anthony Hobrow, que presidiu a 7ª Conferência de Seguro Automóvel e Gestão de Sinistros da Ásia, aberta ontem em Bangkok…

Como seguradoras tradicionais podem ficar à frente com em tecnologias disruptivas (Insurance Business Magazine) Enquanto a indústria de seguros pode não estar cheia de “Amazons” e “Apples”, a inovação no setor não é nada para zombar, mesmo fora do investimento em insurtechs, que quebraram recordes no primeiro trimestre de 2019 ...

As seguradoras estão intrigadas com os "ecossistemas" dos negócios, mas ainda observam à distância, por enquanto (Digital Insurance) As seguradoras reconhecem o potencial crescente dos ecossistemas corporativos, mas não estão aproveitando a oportunidade para criá-las, de acordo com uma nova pesquisa da Accenture.

O futuro dos seguros de dados é incerto devido à dúvida de quem é o responsável pela propriedade desses dados (Insurance Journal) As seguradoras precisam aprender a compartilhar seus dados se quiserem aproveitar ao máximo o caminhão de informações geradas a partir de dispositivos conectados, afirmam os executivos da Insurtech. Ao longo do caminho, alguém precisa descobrir quem é o dono dos dados ...

Revelado: quantos % dos ataques cibernéticos incidiram sob as seguradoras de seguros gerais (Revista Insurance Business) As empresas de serviços financeiros, incluindo as do seguradoras, são vítimas de incidentes cibernéticos…

A Munich Re planeja reter 10% de participação no mercado cibernético (Reinsurance News) A Munich Re revelou que planeja continuar focando seus negócios no crescente mercado de ciberseguros, com o objetivo de reter sua atual participação de 10%…

Macroeconomia e Resseguro

China emite regras sobre seguros em investimentos de fundos fiduciários coletivos - fontes (Reuters) O regulador bancário e de seguros da China emitiu regras detalhadas para regulamentar os seguros em investimentos de produtos fiduciários, duas fontes com conhecimento no assunto disseram à Reuters que a ação parte de uma campanha para se defender de riscos financeiros...

Regulador de seguros da China elabora projetos para regulamentação de corretores (Commercial Risk Europe - Cadastre-se gratuitamente para ler este artigo) A Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC) circulou um documento preliminar sobre a regulamentação de intermediários de seguros, que em alguns aspectos, tornará mais fácil para…

China vai cortar limites para investimentos estrangeiros no setor financeiro em 2020, antes do planejado (Reuters) A China vai acabar com os limites de propriedade para investidores estrangeiros em seu setor financeiro em 2020, um ano antes do previsto, disse o premiê Li Keqiang na terça-feira.

Regulador anuncia multa para intermediários de seguros licenciados (Asia Insurance Review) A Autoridade de Seguros de Hong Kong publicou as conclusões da consulta sobre: 'Diretriz sobre o exercício do poder de impor penalidade pecuniária em relação a pessoas regulamentadas' sob a lei de seguros ...

CEO da Manulife vê a Índia se tornar uma grande parte dos negócios da Ásia (Bloomberg) A Manulife Financial Corp. fez negócios na Ásia por mais de um século, mas nunca na Índia. Agora, a seguradora vê o país se tornando uma peça importante para suas operações na região ...

Seguro de vida é a principal opção de investimento da geração millennials (Asia Insurance Review) A geração millennials na Índia prefere o seguro de vida como sua opção de investimento para atingir a maioria das metas de vida, uma pesquisa sobre a preparação da meta de vida revela …

Novas regulamentações sobre seguros vinculados a investimentos implementadas na próxima semana (Asia Insurance Review) Projetadas principalmente para proteger os interesses dos consumidores, as novas exigências da Malásia para apólices de seguro de produtos ligados a investimentos (ILP) serão implementadas a partir de 1º de julho de 2019…

Seguradoras enfrentam maior fiscalização do regulador (Insurance Business Magazine) Companhias de seguros e bancos podem esperar uma nova abordagem de supervisão, conforme anunciado pelo Reserve Bank of New Zealand (RBNZ) anunciou que está renovando sua abordagem à estabilidade financeira…

Resseguradora nacional das Filipinas vê crescimento de 80% da receita (Asia Insurance Review) Aproveitando um lucro de subscrição de PHP153m (US$ 2,98 milhões), a National Reinsurance Corporation das Filipinas (Nat Re) publicou PHP149m em lucro líquido em 2018…

Outros

Primeiras regras contábeis globais para seguradoras definem mudanças após reclamações (The New York Times) Um órgão internacional de definição de normas propôs um atraso de um ano e mudanças na primeira regra contábil global para contratos de seguro após apelos da indústria por um corte nos custos de conformidade e mais tempo…

A resposta do presidente a uma lacuna de proteção catastrófica (Revista Insurance Business) De 1970 a 2019, os países emergentes da Ásia sofreram o impacto de desastres naturais na ordem de US $ 1,5 trilhão em perdas, segundo o Banco Asiático de Desenvolvimento…

Seguradora que gastou US $ 17 bilhões em aquisições diz o que está por vir (Bloomberg) A Tokio Marine Holdings está buscando oportunidades de aquisições em mercados emergentes da Ásia e em outros lugares, com o objetivo de dobrar os lucros dessas regiões, segundo o novo chefe de umas das maiores seguradoras do Japão.

Mais proteção é necessária para grupos expostos ao ambiente de trabalho contemporâneo: Estudo (Ásia Insurance Review) Como o modelo de carreira tradicional continua a evoluir com o advento da economia e novas tecnologias, o risco dos trabalhadores de cairem em um gap de proteção 'aumenta’ ...

Risco climático: Mais de 80% das pessoas afetadas por desastres naturais vivem nos países em desenvolvimento da Ásia (Asia Insurance Review) A Ásia já sofreu mais de US $ 2 bilhões em perdas econômicas devido aos eventos do NatCAT nos primeiros cinco meses de 2019…

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS