Busca Avançada

23 de Maio de 2013

Pátio Legal e lei dos desmontes devem contribuir para redução do preço dos seguros

Declaração foi feita por superintendente da CNseg em almoço do mercado, em Porto Alegre

julio_gd

O superintendente geral da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg, Julio Avellar, participou nesta quinta-feira, 23 de maio, em Porto Alegre, de almoço do mercado segurador promovido pelo Sindicato das Seguradoras no RS. Na ocasião, Avellar abordou os resultados positivos da implantação do Pátio Legal no Rio de Janeiro, que já restituiu 120 mil veículos, representando uma economia de R$ 600 milhões para a população. A expectativa é de que, à medida que diminuam as perdas, o seguro se torne mais barato.

No Brasil, cerca de 400 mil carros são roubados anualmente, sendo que quase 50% são recuperados, porém destruídos, muitas vezes pelas depredações dos próprios agentes públicos ou saqueados nas ruas. “Em 10% dos casos, os carros roubados são encontrados fechados e, às vezes, o ladrão deixa a chave em cima da roda”, revelou Julio Avellar.

O Pátio Legal foi inaugurado em julho de 2005, no Rio de Janeiro, como resultado de Convênio entre a CNseg, o Sindicato das Seguradoras do Rio e Espírito Santo, a Secretaria de Segurança e o Detran, com o objetivo de abrigar os veículos roubados ou furtados que tenham sido recuperados.

Ainda de acordo com o superintendente da Confederação das Seguradoras, a meta do Pátio Legal é alcançar índices como os da França, que também registra o mesmo número de roubos que no Brasil, mas recupera 95% veículos.

Sobre a lei dos desmontes, que prevê a possibilidade de utilização de peças usadas e certificadas no conserto dos carros segurados, Julio Avellar destacou o caráter preventivo ao crime, implicando uma redução ainda maior do preço do seguro. Ele informou também que a CNseg já está trabalhando na formação de um boletim de ocorrências integrado em todo o país, que poderá identificar todos os registros com ou sem vítimas.

© Copyright 2012 | FenSeg | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777